Vencedores do Nobel em Economia de 2022 são anunciados

Os economistas Ben S. Bernanke (Ex-presidente do Banco Central dos EUA), Douglas W. Diamond (Universidade de Chicago) e Philip H. Dybvig (Universidade de Washington) foram premiados com o prêmio Nobel de Economia na data de 10 de outubro de 2022. A Profa. Aniela Fagundes Carrara do Departamento de Economia da UFSCar comenta sobre a premiação.

Diamond e Dybvig foram premiados pelo desenvolvimento do modelo Diamond-Dybvig (D-D). Dentre outras coisas, o modelo busca entender o motivo pelo qual os bancos existem e a sua vulnerabilidade natural, motivada pela diferença temporal entre os depósitos que recebem (de curto prazo) e os empréstimos que fazem (de longo prazo). Este estudo tornou-se a base de entendimento para as crises bancárias.

Já Bernanke desenvolveu diversas pesquisas que contribuíram para a compreensão das crises financeiras, com destaque para seus estudos sobre a Grande Depressão de 1930. Este pesquisador foi presidente do Banco Central dos EUA no período da crise financeira de 2008 e colocou em prática alguns dos princípios desenvolvidos em seus trabalhos e no arcabouço teórico de Diamond e Dybvig, o que ressalta a relevância prática dos estudos realizados.

De acordo com a Professora e pesquisadora Dra. Aniela Fagundes Carrara do Departamento de Economia da UFSCar, "as pesquisas agraciadas são de extrema relevância, pois modelam a real importância dos bancos para a economia, expondo suas fragilidades inerentes, bem como propondo estratégias para evitar que tais vulnerabilidades gerem crises capazes de abalar o sistema econômico." A professora ainda comenta que, por trabalhar com pesquisas na área de política monetária e inflação, acompanha as publicações científicas dos autores e possui trabalhos que fazem referência aos estudos desenvolvidos por eles.