Grupos de pesquisa

Economia Aplicada

O grupo agrega os pesquisadores da área de economia da Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba. A contribuição esperada pelo grupo é a geração de pesquisas inovadoras, nas diversas áreas da economia aplicada, que permitam subsidiar a implantação de políticas públicas e estratégias empresariais que aumentem a eficiência econômica e promovam o aperfeiçoamento do processo de desenvolvimento econômico. Os principais tópicos de pesquisa do grupo são: - Economia do Meio Ambiente; - Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Econômico; - Economia Social e do Trabalho; - Políticas Públicas e Desenvolvimento; - Organização Industrial; - Economia da Tecnologia; - Competitividade de Cadeias Produtivas; - Comércio Internacional e Integração Econômica; - Mercados Agropecuários e Políticas Agrícolas; - Mercados de Capitais e de Derivativos.

Grupo de Estudos sobre o Passado e Presente da Economia Brasileira (GEPPEB)

O Grupo de Estudos sobre o Passado e Presente da Economia Brasileira (GEPPEB) surgiu dos diálogos entre o coordenador do grupo e discentes, de graduação e pós-graduandos, acerca da necessidade de se debater os rumos que estão sendo dados à economia brasileira e as escolhas de política econômica que, em última instância, condicionam a vida de todos os que habitam a nação. Dessa forma, a proposta do GEPPEB calca-se no estudo de questões da atualidade econômica nacional, taxa de juros, desindustrialização, complexo agroexportador, mercado de capitais, avaliação das políticas públicas, desemprego, lançando, sobretudo, um olhar histórico sobre estas variáveis e temas econômicos, tendo em vista a noção de que o passado importa e influencia os rumos das escolhas econômicas.

Observatório Social

As pesquisas realizadas pelo grupo contribuem com o entendimento das relações sociais e econômicas em seus diversos níveis e, consequentemente, a análise e a elaboração de políticas públicas. Como temas prioritários estão as desigualdades de gênero - no trabalho pago e não pago, na educação e na saúde, o crescimento econômico pró-pobre, as desigualdades de renda e no acesso a serviços essenciais. O grupo congrega pesquisadores e estudantes produzindo artigos científicos, teses, dissertações, monografias e atividades de extensão.